Wikipedia article on "Holodomor – The Unknown Ukrainian Tragedy (1932-1933)"
 
 
Picture
"Holodomor, a desconhecida tragédia ucraniana (1932-1933)", é um novo livro com coordenação de Béata Cieszyńka e José Eduardo Franco, a colaboração especial de Ana Prokopyshyn e Luís de Matos Ribeiro e prefácio de Guilherme de Oliveira Martins.

O caso da Grande Fome na União Soviética, designada por Holodomor ou Golodomor (com o significado de “morte pela fome”) pertence aos mais extensos e hediondos massacres que o século XX conheceu, e é ainda por muitos desconhecido. 
Trata-se de uma tragédia artificialmente provocada nos anos 1932 e 1933 pelo regime estalinista aos povos da União Soviética em consequência do fracasso da forçada colectivização. Muitos calculam o número de mortos entre 8 a 10 milhões de pessoas, adultos e crianças.
A Grande Fome afectou sobretudo as regiões que possuíam grandes e férteis terrenos agrícolas, entre os quais se destaca a Ucrânia, que, em termos geográficos, é o segundo maior da Europa, e é popularmente apelidado de "Celeiro da Europa".
Este livro - pioneiro do género em língua e contexto português - traz ao público páginas da História que muitas vezes se quiseram apagadas, fazendo igualmente justiça à memória de milhões de vítimas desta tragédia na União Soviética.